PROJETO DO ACERVO
Voando no Cristo é o projeto de criação do acervo fotográfico, artístico e documental do voo livre no Rio de Janeiro e no Brasil. Mostraremos uma história documentada a partir de registros analógicos desde a década de 70, num voo até as incríveis imagens digitais da atualidade.
Desde 1974, quando o francês Stephan Dunoyer trouxe a asa delta ao país e o saudoso Luiz Cláudio Mattos tornou-se o primeiro piloto brasileiro, o voo livre não parou de fazer história. Em 2018, junto ao Clube São Conrado de Voo Livre, surge a iniciativa de resgatar e preservar toda essa memória.
@voandonocristo
facebook.com/voandonocristo
Canal Voando no Cristo

O barbudo franzino de bermuda e tênis, desprovido de equipamentos de segurança, como um mísero capacete, por exemplo, paira, em meados da década de 70, sobre um ermo São Conrado, reparem na igreja à esquerda. Ele é Luiz Cláudio Mattos, o primeiro praticante de voo livre do Brasil. Da amizade com o francês Stephan Dunoyer de Segonzac, fabricante de asas-delta em seu país, veio a ideia de, após três aulas, saltar do Pico da Agulhinha da Gávea, hoje proibido para essa prática. O pioneiro homem-pássaro carioca deu início à produção nacional do equipamento. (Revista Veja Rio/Documentário A história do voo livre)



